Biden e Trump dominam Super Terça-feira, aproxima-se desforra em novembro

  • AP

Presidente Biden e ex-presidente Trump

O Presidente Joe Biden e o seu antecessor, Donald Trump, dominaram as competições de costa a costa na Super Terça-feira.

Biden e Trump praticamente cimentaram o caminho para uma desforra em novembro.

A última grande rival do ex-presidente, Nikki Haley, anunciou que abandona a corrida republicana depois dos resultados das primárias.

Veja Também EUA: A tradição e a importância da Super-Terça nas eleições

As suas vitórias de costa a costa, incluindo nos estados ricos em delegados da Califórnia e do Texas, deixaram poucas dúvidas sobre a trajetória da corrida.

Haley venceu em Vermont, negando a Trump uma vitória completa.

Mas o ex-presidente venceu em outros estados que poderiam ser favoráveis a ela, como Virgínia, Massachusetts e Maine, que têm grandes parcelas de eleitores moderados, como aqueles que a apoiaram em primárias anteriores.

A única competição que Biden perdeu na terça-feira foi o caucus democrata na Samoa Americana, um pequeno território dos EUA no sul do Oceano Pacífico. Biden foi derrotado pelo até então desconhecido candidato Jason Palmer, por 51 votos contra 40.

Your browser doesn’t support HTML5

Milhões de americanos foram às urnas na chamada Super-terça

Até ao final deste mês, não haverá um número suficiente de estados a votar para que Trump ou Biden se tornem formalmente os presumíveis candidatos dos seus partidos. Mas o dia mais importante das primárias tornou a desforra quase certa. Tanto Biden, de 81 anos, como Trump, de 77, continuam a dominar os seus partidos, apesar de enfrentarem questões relacionadas com a idade e de nenhum deles ter grande popularidade junto do eleitorado em geral.

Haley assistiu aos resultados das eleições em privado. A sua campanha afirmou num comunicado que os resultados refletiam a existência de muitos republicanos "que estão a expressar profundas preocupações em relação a Donald Trump".

Nikki Haley durante um evento de campanha em Forth Worth, Texas, na segunda-feira, 4 de março de 2024.

Entretanto, festejou-se a vitória de Trump na sua propriedade em Mar-a-Lago. Entre os presentes encontravam-se funcionários e apoiantes, incluindo o rapper Forgiato Blow e o antigo congressista da Carolina do Norte Madison Cawthorn.

Biden não discursou, mas emitiu uma declaração avisando que os resultados de terça-feira tinham deixado os americanos com uma escolha clara e elogiando as suas próprias realizações depois de derrotar Trump.

Biden fará o discurso sobre o Estado da União na quinta-feira e, em seguida, fará campanha nos estados-chave da Pensilvânia e da Geórgia.