O Presidente dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 4, mais de 560 milhões de dólares em novos financiamentos para o Corredor do Lobito, que deverão resultar “em pelo menos 200 milhões de dólares adicionais de capital do setor privado”, disse a Casa Branca.
Um comunicado disse que os presidentes Joe Biden e João Lourenço. de Angola, patrocinaram uma cimeirao com dirigentes da República Democrática do Congo, Zãmbia e Tânzania, na qual participaram também dirigentes do setor privado, de “instituições americanas de desenvolvimento e finanças e da Africa Finance Corporation ( Corporação africa de Financiamento) para celebrar e sublinhar o progresso feito no desenvolvimento do Corredor Trans-África do Lobito e a parceria do consórcio do Corredor do Lobito”.
“O Presidente Biden saudou o progresso feito no Corredor desde o seu lançamento ao Abrigo da Parceria Global para Investimentos e Infraestrutras na cimeira de 2023 do G7 e hoje anunciou mais de 560 milhões de dólares em novo financiamento, incluindo compromissos que se espera venham a gerar pelo menos 200 milhões de dólares em capital adicional do setor privado , para projetos de infraestruturas no Corredor, elevando para mais de 4.000 milhões de dólares o total dos investimentos dos Estados Unidos”, lê-se no comunicado.
Eles discutiram também “o impato transformador que o Corredor Trans-África do Lobito tem tido em fortalecer o acesso a minerais importantes necessários para a transição para energias limpas e conecção digital, fortalecendo a segurança alimentar, aumentado o comércio regional e fortalecendo comunidades locais ao longo do Corredor”.
“Até hoje os bancos de desenvolvimento regionais dos Estados Unidos e parceiros internacionais já mobilizaram mais de 6.000 milhões de dólares em investimentos públicos e privados de alto nível ao longo do corredor Trans Africa do Lobito”, concluiu a nota da Casa Branca.
O Presidente Joe Biden terminou hoje a visita iniciada a segunda-feira, 2, a Angola e está de regresso a Washington.