Biague Na N´tan é o novo chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau. A decisão do presidente da República José Mário Vaz foi tornada pública 24 horas após ter exonerado o general António Indjai do cargo.
Your browser doesn’t support HTML5
Antes da sua indigitação, Biague Na N´tan desempenhava as funções de Chefe da Casa Militar da Presidência da República, tendo igualmente passagem pelo Estado-maior do Exército da Guiné-Bissau, como vice-Chefe.
No período em que José Mário Vaz foi ministro das Finanças, Biague Na N´tan desempenhou as funções do Comandante-geral da extinta Força da Guarda-fiscal, um serviço afecto à Direcção-geral das Alfândegas.
A cerimónia de tomada de posse do novo dirigente militar guineense ainda não tem data marcada.
A posse aconteceu esta tarde em Bissau e na cerimónia, presidida por José Mário Vaz, estiveram presentes o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, alguns membros do Governo da Guiné-Bissau e o corpo diplomático acreditado no país.
Antes da sua tomada de posse, o novo Chefe militar guineense foi promovido pelo Presidente da República a Tenente-general.