O general angolano Bento Kangamba vai processar os jornais, o Ministério Público e a Polícia Judiciária de Portugal na sequência do levantamento do bloqueio às suas contas por um tribunal de Lisboa. A confirmação foi feita à VOA pelo general.
Your browser doesn’t support HTML5
O Tribunal da Relação de Lisboa ordenou recentemente o levantamento da apreensão às contas bancárias de Bento dos Santos Kangamba, após o recurso apresentado pela defesa do general. Na sua decisão, aquele tribunal critica ainda o Ministério Público português por nunca ter ouvido Bento Kangamba no processo.
O general, entretanto, não esperou muito para reagir e anuncia que vai processar os jornais portugueses que divulgaram a notícia e a policia judiciária de Portugal .
“Os advogados já estão a trabalhar no processo-crime, vou processar o Ministério Público, a Polícia Judiciária e os jornais que andaram a difamar-me”, disse.
Bento Kangamba reiterou também não estar envolvido em nenhum caso na França ou no Brasil, como tem sido revelado. Ele garantiu que tem estado a viajar por diversos países europeus e só não foi a Portugal por considerar uma falta de respeito a atitude das autoridades portuguesas.
Entretanto, Kangamba revela que esteve na França há duas semanas e que deve ir a Portugal ainda hoje ou amanhã.
O general Bento Kangamba está actualmente na reserva, é empresário e secretário do Comité Provincial do MPLA para a organização periférica em Luanda.