Os resultados ainda estão por consolidar, mas já mostram uma nova configuração do mapa de governação autárquica no país.
A tendência mostra uma vitória da Frelimo em grande parte das 53 autarquias, contudo, já perdeu alguns municípios que vinha governando.
Your browser doesn’t support HTML5
De acordo com os dados provisórios apresentados esta quinta-feira, 11, pela Comissão Nacional de Eleições, a contagem oferece os seguintes resultados:
Em Cabo Delgado, das cinco autarquias, apenas Montepuez, Chiure e Moeda tem processadas 100% das mesas de voto. A Frelimo lidera em Montepuez e Mueda e a Renamo em Chiure.
Em Nampula, das sete autarquias, apenas a de Ribáue tem processadas 100 % das mesas de voto, estando a Frelimo a liderar. A Renamo está em vantagem na Ilha de Moçambique, Monapo e Angoche.
Na província central da Zambézia, as autarquias de Milange e Maganja da Costa, onde a Frelimo lidera o processamento é de 100%. A Renamo lidera os conselhos autárquicos de Quelimane, Alto Mulocué e Guruè.
Na província de Tete, em Nhamayabwe o processamento é de 100% e a Frelimo leva vantagem, assim como lidera em Ulogue. Nas autarquias da cidade de Tete e Moatize ainda não se tem o processamento das mesas.
Na província de Manica, todas as autarquias nomeadamente de Chimoio, Catandica, Gondola, Sussundenga e cidade de Manica foram processadas a 100%, e a Frelimo lidera em todas.
Já em Sofala, apenas a autarquia de Gorongosa, onde a Frelimo está em vantagem, o processamento é de 100%. Na cidade da Beira, o MDM está a liderar. Aliás, é a única autarquia em que esta formação política está a liderar.
Em Gaza, os Conselhos Autarquicos de Chibuto, Praia de Bilene, Chókwè e Mandlakazi, todos liderados pela Frelimo, o processamento é de 100%, e ainda não foram processados os dados da cidade de Xai-Xai e a vila da Macia.
A província de Inhambane só tem dados processados da capital, em que a Frelimo está na dianteira. Das restantes autarquias de Massinga, Maxixe, Quissico e Vilankulo ainda não há dados.
Na província de Maputo, das quatro autarquias, apenas as de Namaacha e Manhiça, os dados foram processados a 100% e a Frelimo lidera. Este partido está ainda a liderar nas restantes autarquias de Boane e cidade da Matola.
Nesta última, a disputa entre Renamo e a Frelimo está renhida e o nível de processamento é de 64%.
Já na cidade de Maputo, a Frelimo está a liderar, como processamento a 32%.
Em termos gerais, a Frelimo está a liderar em 24 autarquias, das quais 19, a contagem foi a 100%. Já a Renamo está a liderar em seis, das quais apenas uma a contagem foi a 100%.