O Assessor de Segurança Nacional da Casa Branca diz que a possibilidade de guerra com a empobrecida Coreia do Norte, mas com armas nucleares, está "a aumentar a cada dia".
HR McMaster disse, no sábado, 2, que há maneiras de resolver o problema sem um conflito militar, "mas é uma corrida, porque ele está cada vez mais próximo e não há muito tempo", fazendo referência ao líder norte-coreano Kim Jong-un .
A Coreia do Norte anunciou na semana passada que agora pode atingir o continente americano com uma ogiva, após o teste de um novo míssil balístico intercontinental.
A imprensa diz que o Pentágono está a considerar locais da costa oeste dos Estados Unidos onde podem ser instalados sistemas de defesa adicionais, após a ameaça norte-coreana de um ataque contra o país.
Por outro lado, McMaster exortou a China a fazer um embargo total de petróleo como forma de impedir os lançamentos de mísseis. "Não se pode lançar um míssil sem combustível", disse McMaster.
Hoje, a Coreia do Norte, caracterizou os Estados Unidos e a Coreia do Sul como "belicistas", um dia antes dos dois países realizarem os maiores exercícios militares conjuntos.
O jornal Rodong, do partido que governa a Coreia do Norte, escreve hoje que os exercícios conjuntos são "uma provocação aberta e total contra" a Coreia do Norte que poderão "levar a uma guerra nuclear a qualquer momento".