Ataques de drones deixam pelo menos quinze mortes no norte do Mali

  • Reuters

Pelo menos 15 pessoas, incluindo crianças, foram mortas por ataques de drones no domingo, 25, na cidade de Tinzaouaten, no norte do Mali, perto de onde o exército sofreu um duro golpe no mês passado, disseram rebeldes tuaregues.

O Mali já havia realizado ataques aéreos contra alvos insurgentes em Tinzaouaten e arredores logo após combatentes tuaregues e islâmicos matarem muitos soldados do país e mercenários russos do Wagner perto da cidade em julho.

Veja Também 2Rs África: o revés do Wagner em Tinzaouaten

A cidade, localizada perto da fronteira com a Argélia, foi atacada por drones novamente no domingo, disse um porta-voz de uma colisão rebelde conhecida como Quadro Estratégico Permanente para Paz, Segurança e Desenvolvimento (CSP).

Os ataques atingiram uma casa civil, uma farmácia e outras partes da cidade, disse Mohamed Elmaouloud Ramadane por telefone.

O número de mortos deve aumentar, ele acrescentou. O exército do Mali não respondeu a um pedido de comentário.

Veja Também Rebeldes do Mali dizem ter morto e ferido dezenas de soldados e mercenários Wagner

A luta perto de Tinzaouaten no final de julho pode ser a derrota mais pesada da Wagner desde que interveio há dois anos para ajudar a junta do Mali a combater grupos insurgentes.

Rebeldes tuaregues disseram que mataram pelo menos 84 mercenários do Wagner e 47 soldados do Mali. Uma afiliada da Al Qaeda disse que matou 50 mercenários da Wagner e 10 soldados.

Nem o Mali nem o Wagner disseram quantas tropas perderam, embora o Wagner tenha dito que sofreu pesadas perdas.

Tanto os separatistas tuaregues quanto os insurgentes jihadistas gostaram da Al Qaeda e do Estado Islâmico operarem no norte do Mali.