A primeira-ministra britânica Theresa May disse no parlamento que o ataque ao duplo espião russo em Salisbury na Inglaterra foi levado a cabo com um tipo de agente neurotóxico fabricado na Rússia.
May disse que a única conclusão a tirar é que "ou o governo russo foi responsável ou então perdeu o controlo sobre" esse tipo de arma quimica.
Para a primeira ministra britânica é "altamente provável" que a Rússia é responsavel pelo ataque que segundo disse foi levado a cabo por um agente neurotóxico do tipo Novichokm
O ministro dos negócios estangeiros britânico convocou o embaixador russo para "explicar qual destas possibildiades" ocorreu e deu um prazo até Quarta-feira para Moscovo explicar o que aconteceu.
A Rússia respondeu já as acusaçoes descrevendo-as como "um espectaculo de circo" e uma "provocação"
A embaixada Russa em Londres tinha já acusado o governo britânico de fazer “um jogo perigoso” por nada fazer para minimizar especulação ligando o ataque às autoridades russas.
Também hoje, 12 de Março, o Presidente russo Vladimir Putintinha afirmado que cabia á Grã Bretanha clarificar o que se tinha passado antes da Rússia fazer qualquer declaração sobre isso.
O líder do partido trabalhista, na oposição, respondeu a Theresa May a pedir que algo semelhante não volte a acontecer.
Antes da chefe do governo falar , a polícia tinha anunciado a hospitalização de duas pessoas, por precaução, após a descoberta de um pacote suspeito num dos edifícios do parlamento britânico.