João Mulima, especialista em Medicina Desportiva, foi o convidado do Angola Saúde em Foco de 8 de Janeiro.
Falámos de cuidados de saúde focados na aptidão física e no tratamento e prevenção de lesões relacionadas com desporto e exercício físico, mas também sobre como cuidar da saúde sem recorrer a medicamentos, depois de uma quadra festiva dada a exageros.
O médico deixou recomendações de exercício físico e lembrou que o tempo que não usamos hoje para o exercício, vamos usar amanhã para idas ao hospital, considerando o sedentarismo uma das principais causas de doenças como arritmia, tendinite, entre muitas outras.
"Aqueles que não encontram tempo para o exercício, encontrarão para as doenças", referiu o médico acrescentando que a prática de exercício é muito importante, mas na medida certa: "Se for em excesso prejudica, se for em défice não traz benefício nenhum".
O médico diz também que o essencial para o corpo é água, antes, durante e depois do exercício.
Não sendo apologista de suplementos, especialmente quando auto-administrados (sem recomendação médica), o dr. Mulima explica que quando o corpo recebe o que produz ele pára de produzir essa vitamina, por exemplo, e quando lhe é retirada acaba por não conseguir voltar ao seu funcionamento normal. Por isso, João Mulima chama o corpo de "ciumento".
Veja o programa completo com mais esclarecimentos e recomendações de João Mulima.
Your browser doesn’t support HTML5
Veja Também ASF: Quais são os desafios que os profissionais de saúde terão em 2021?