Movimento L.U.T.O. por Moz juntou dezenas de artistas de diversas áreas na capital moçambicana, Maputo, sábado, 14, para pedir que se encontrem soluções para colocar um ponto final naquela que é a pior crise pós eleitoral desde as primeiras eleições em Moçambique.
Your browser doesn’t support HTML5
Os vários artistas reunidos em Maputo apelaram ao diálogo e a cedências por parte das duas partes envolvidas nos protestos eleitorais.
"Vivemos tempos desafiadores, onde a democracia e a paz, pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social, enfrentam ameaças constantes", escreve o movimento em comunicado.
Num evento, que incluíu vários tipos de performances artísticas, foram também lembradas as vítimas das manifestações. Mais de 110 pessoas perderam a vida desde o início dos protestos em Moçambique, a 21 de outubro, contra os resultados eleitorais, de acordo com a organização não governamental Plataforma Eleitoral Decide.
Veja Também Pelo menos 110 mortos em MoçambiqueO L.U.T.O. por Moz propõem a criação de um plataforma nacional que una os vários atores da sociedade civil, a fim de se encontrarem soluções para consolidar a democracia e a paz. "É urgente que unamos esforços em prol de dois objetivos essenciais: a consolidação da democracia e a garantia de uma paz duradoura em Moçambique", pode lêr-se no comunicado.
O candidato presidencial, Venâncio Mondlane, informou que brevemente vai anunciar uma nova fase de protestos.
O Conselho Constitucional deverá confirmar os resultados pelo menos duas semanas antes da tomada de posse, em janeiro, de Daniel Chapo, 47 anos, candidato da Frelimo à sucessão do Presidente cessante, Filipe Nyusi.
O L.U.T.O. por Moz é um movimento da sociedade civil criado pela comunidade cultural moçambicana a fim de promover a evolução e a paz em Moçambique.