Correspondente da VOA Julgado no Namibe

Teresa Filomena Tyaenda (à direita) acusou juiz angolano de assédio sexual

Armando Xicoca foi acusado de difamar um juiz local. Julgamento foi à porta fechada

O nosso colaborador Armando Chicoca foi julgado Quarta-feira por alegada difamação de um juíz.. Foi à luz do candeeiro que o tribunal do Namibe deu por terminado às 22 horas a sessão do julgamento que decorreu á porta fechada.
Jornalistas e populares que queriam assistir ao julgamento foram forçados a abandonar a sala. O procurador abandonou acusações de intimidação alegadamente feitas ao Administrador Municipal do Namibe Armando Valente, mas o Procurador Nelson Saldanha manteve a acusação contra o jornalista em como teria agido em má fé ao publicar certas notícias que põem o bom nome do Juiz Presidente António Vissandula.
Na parte da tarde a sessão teve que ser interrompida quando a cadeira do réu cedeu e partiu provocando queda do mesmo. O juiz Manuel Araújo procedeu à suspensão da audiência até Chicoca ter recuperado fisicamente.
Mais tarde a escuridão tomou conta do tribunal e recorreu-se a dois candeeiros eléctricos, um na mesa do Juiz Presidente da Sessão e outro ao Escrivão.
A sentença, será pronunciada no próximo dia 22 de Dezembro.
O Advogado David Mendes disse que o julgamento decorreu conforme o que esperava e disse que não previa surpresas. Escusou-se no entanto a fazer comentários mais detalhados.