Cabo Verde acaba de ser contemplado com o segundo compacto da Conta do Desafio do Milénio, "Millenium Challenge Account" (MCA).
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do arquipélago, José Maria Neves, que disse ter recebido a confirmação num contacto telefónico tido com o director executivo do programa que se destina a ajudar paises que cumpram certos requisitos politicos e económicos.
Este é o segundo programa de ajuda a Cabo Verde ao abrio deste programa.
"O segundo "compacto" no valor de 66 milhões de dólares agora anunciado, constitui uma grande prenda do Natal para todos os cabo-verdianos," disse José Maria neves.
O chefe do Governo considera que a gestão criteriosa do primeiro "compacto" de 110 milhões de dólares e a pratica da boa governação vigente no arquipélago, foram factores determinantes para que Cabo Verde fosse o primeiro país a ser contemplado com o segundo compacto.
O primeiro-ministro cabo-verdiano disse que desta vez, Cabo Verde teve uma competição mais exigente, já que concorreu como país de rendimento médio, contrariamente ao que tinha acontecido no primeiro compacto.
Nessa altura o arquipélago foi contemplado com 110 milhões de dólares na qualidade de país menos avançado.