Trezentas raparigas e 100 rapazes cumprem esta semana o rito de iniciação, também conhecido na cultura Nhaneca Humbi, por efiko (entre as meninas) e ekuenje (entre os rapazes).
A festa teve início na quarta-feira, na Capelania do Bairro 5 de Abril, da igreja católica, segundo o membro da solidariedade Nhaneca Humbi César Joaquim.
Os vendedores dos mercados locais facturam a valer, com esta festa que surge uma vez por ano. As missangas e os panos, são os produtos mais procurados nos mercados e o preço de cabeça gado subiu de 80 mil para 150 mil kwanzas, equivalente a 1.500 dólares americanos.
Mais de 100 cabeças de gado serão abatidas nesta festa da puberdade que até domingo próximo, segundo o membro da associação Nhaneca Humbi, César Joaquim.
"Não há povo sem cultura", disse Joaquim sublinhando que a jovem Nhaneca-Humbi deve entregar a virgindade ao marido só por altura do matrimónio, sob pena de envergonhar os tios e progenitores.
As madres da igreja católica de origem cultural Nhaneca Humbi, muito recentemente apresentaram um protesto em defesa da sua cultura.