Lubango 13 Dezembro - A UNITA vai se bater por uma lei eleitoral que consagre a constituição de uma comissão eleitoral verdadeiramente independente nas próximas eleições previstas para 2012, disse no Lubango o presidente desse partido Isaías Samakuva
O ano de 2011 que está às portas vai ser o último antes das eleições previstas para 2012 e neste período deve-se dar início os debates em torno da nova lei eleitoral e a consequente aprovação.
Isaías Samakuva disse esperar que os debates a volta da nova lei eleitoral se venham a fazer dentro dos marcos da lei e dos princípios democráticos.
O dirigente da Unita disse que o seu partido quer “uma comissão nacional eleitoral que não seja dominada por um só partido, e que não cumpra as ordens de uma estrutura administrativa em vez de ser ela a conduzir o processo eleitoral”.
“Esperamos por conseguinte que o debate da lei eleitoral se faça nos marcos da lei e nos marcos daquilo que são os princípios democráticos para que venham organizar poder organizar também eleições democráticas,” acrescentou.
Samkuva fez também notar a importância da Huíla na estratégia eleitoral do partido.
Para Samakuva que visita a província pela terceira vez neste ano, a Huíla deve merecer atenção dos partidos que se perfilam em conquistar o eleitorado.
“Não há dúvidas nenhumas que a Huíla tem que merecer muita atenção de todos os partidos que queiram procurar votos, “ disse acrescentando que “sendo a segunda maior praça eleitoral do país, creio que vai continua a ser vai merecer esta atenção da nossa parte…”.
Apesar de ser a segunda maior praça eleitoral do país, a UNITA não tem boas recordações das últimas eleições, pois, ficou sem eleger para o parlamento um único deputado pelo círculo da provincial da Huíla nas ultimas eleições.
Unita Quer Comissão Eleitoral Independente
Full bloom of epiphyllum oxypetalum (queen of the night) (Photo taken in Richmond, Texas, USA by Bevan Nguyen/VOA reader)
Unita considera Huíla com vital para as próximas eleições