A UNITA afirma-se solidária com a coragem mantida pelo político e advogado, David Mendes, ao apresentar recentemente uma queixa, à Procuradoria Geral da República, contra o Chefe de Estado angolano por alegado crime de peculato.
O gesto da UNITA foi dado a conhecer pelo seu porta-voz, Alcides Sakala, em declarações à Voz da América.
“Manifestamos a nossa solidariedade total às posições que David Mendes tem assumido ultimamente, sobretudo as denúncias destas contas de dirigentes angolanos, que inclui o próprio Presidente da República e com os respectivos valores,” disse Sakala
Alcides Sakala sublinhou que o seu partido responsabilizou o Estado e o Presidente da República face às ameaças de morte de que, supostamente, David Mendes está a ser vítima.
Alcides Sakala disse que o seu partido apelou ao Tribunal de Contas “para dar início a um processo que conduza ao fim dos desvios do erário público”.
Sakala concluiu que o seu partido tenciona ainda levar o assunto ao plenário da Assembleia Nacional por considerar que em Angola questões do gênero são na maior parte das vezes politizadas por, alegadamente, não haver a separação de poderes.
O advogado David Mendes formalizou recentemente uma queixa crime contra o Presidente da República.
Depois de ter desafiado o Presidente da República a processá-lo por calúnia e difamação o advogado angolano ameaçou recentemente poder vir a recorrer ao Tribunal Internacional caso as autoridades angolanas não esclareçam a queixa por ele apresentada