Os restos mortais do primeiro presidente cabo-verdiano, Aristides Maria Pereira, encontram-se em câmara ardente no palácio da Assembleia Nacional, para as entidades oficiais e o publico em geral apresentarem condolências à família enlutada.
Para permitir que seja prestada justa homenagem ao homem que foi combatente da luta de libertação da Guiné Bissau e Cabo Verde, o governo do arquipélago concedeu tolerância de ponto durante o dia desta terça feira no país e quarta-feira na Boa Vista, ilha natal de Aristides Pereira, onde o funeral será realizado numa cerimónia privada.
O ex presidente da república e primeiro-ministro durante a vigência da primeira república de 1975 a 1991, Pedro Pires, recordou a figura de Aristides Pereira.
Quem também lamentou a morte de Aristides Pereira é o antigo primeiro-ministro e actual líder do maior partido da oposição – MPD. Carlos Veiga considera que o primeiro presidente de Cabo Verde era uma personalidade que granjeou respeito e simpatia em várias partes do mundo.
O primeiro presidente do arquipélago cabo-verdiano, Aristides Maria Pereira, faleceu no passado dia 22 de Setembro em Portugal, onde foi submetido a cirurgia a uma fractura que contraiu, após queda na sua residência na cidade da Praia.