Forças ugandesas capturaram um destacado comandante do chamado Exército de Libertação do Senhor pondo-as mais próximas de capturar o seu líder e famigerado senhor da guerra Joseph Kony.
Um porta voz militar ugandês disse que Cesar Achellan, um general naquela força rebeldes foi capturado durante uma emboscada na República Centro Africana.
Kony e o seu Exército de Libertação do Senhor há 26 anos que espalham o terror na África central, atacando e pilhando aldeias, matando e raptado os seus cidadãos e forçando milhões de pessoas a abandonarem as suas casas.
Pelo menos 2.500 soldados estão actualmente envolvidos em operações para o capturar.
Espera-se que em breve mais soldados estejam envolvidos na operação. Dirigentes de quatro nações da África central deverão em breve pedir à União Africana e as Nações Unidas para apoiarem uma campanha mais robusta na sua campanha.
O ano passado o presidente dos Estados Undos Barack Obama enviou 100 conselheiros militares para trabalharem com forças regionais na busca de Kony que é procurado pelo Tribunal Penal Internacional sob acusações de crimes de guerra.
Países da região vão aumentar operações militares