Saxofonista moçambicano Ian Mazuze lança “Ndzuti"
Ivan Mazuze é um saxofonista e compositor musical moçambicano, que vive na Escandinávia, e cuja carreira musical resulta de uma mistura de influências várias. Estudou música em Maputo, depois na Universidade do Cabo, de onde saiu para o norte da Europa, como outros músicos de jazz moçambicanos.
O seu trabalho é descrito de afro-jazz, e os seus trabalhos “Maganda” e o mais recente “Ndzuti” exibem várias vivências musicais (a africana e a contemporânea) e outras expressivas dos seus próprios convidados – como Manou Gallo vocalista da Costa do Marfim e o cubano Omar Sosa.
“Ndzuti” que promoveu em Maputo, que será editado por estes dias e promoverá em tournée é o título que ele próprio escolheu pelo facto (lê-se) de “herdar a herança cultural de uma linguagem changana como produto de revitalização da etnia que o identifica.”
Actualmente Mazuze é professor de música de bandas escolares de Oslo, Noruega, onde reside. Na bagagem tem inúmeras participações em festivais de jazz, participações na feitura de trabalhos musicais de outros nomes da música, e também prémios como para o melhor álbum jazz e melhor álbum de jazz/fusão instrumental em 2010.
O nosso colaborador e amigo Amâncio Miguel, jornalista e produtor musical, entrevistou Ivan Mazuze.
Ouça a entrevista clicando na barra azul ou no canto superior direito da página.