Os Estados Unidos enviam condolências à família de Malam Bacai Sanhá, presidente da pequena nação africana da Guiné-Bissau que faleceu a 9 de Janeiro após longa doença.
As próximas semanas serão chave para testar a democracia e a estabilidade enquanto o país se prepara para eleições e a transição para uma nova liderança.
Os Estados Unidos permanecem um amigo de longa data do povo guineense, e vão continuar a apoiar as suas aspirações no sentido de uma governação estável, a paz e a prosperidade.
Por lei, o presidente da Assembleia Nacional Raimundo Pereira servirá, uma vez mais, na qualidade de presidente em exercício e irá convocar novas eleições. O primeiro-ministro Carlos Gomes tem administrado habilmente o país, atraindo ajuda de doadores internacionais e fazendo avançar muitas reformas.
Com uma aplicação da lei tradicionalmente fraca e milhas de praias isoladas, todavia a Guiné-Bissau tem atraído contrabandistas que usam o país como ponto de trânsito para enviarem drogas da América do Sul para a Europa. Uma transição pacífica e transparente é essencial para ajudar a resolver a esta ameaça.
Estamos agradados que o governo e os militares trabalharam recentemente juntos na resolução de uma ameaça interna à governação democrática. Antevemos colaborar com a comunidade internacional em trabalhar com o presidente em exercício Pereira na marcação de eleições e a continuidade das reformas.
“Foi um Editorial reflectindo os pontos de vista do Governo dos Estados Unidos”.