Um surto de cólera está a fustigar as províncias de Malanje e Lunda Norte já com dezenas de mortes, na Lunda Norte a doença vindo dos Municípios de Kuango, Kafunfu e Lucapa já chegou a Comuna de Chitato e a sede capital de Dundo onde causou 9 mortes até quarta feira última.
Quando menos se esperava também a cidade de Saurimo Província da Lunda Sul está a receber os primeiros casos. Dezassete pessoas deram entrada ao hospital central de Saurimo entre adultos e crianças, dois destes casos resultaram em óbito.
A informação foi avançada a imprensa pela Dra. Hortência Miguel. A responsável informa que as amostras foram enviadas a capital do País para se confirmar se se trata do mesmo surto que enferma Malanje e Lunda Norte
Os graves problemas do saneamento básico são no dizer da responsável que constituem o factor primordial para o surgimento do tipo destas enfermidades, a solução de momento passa pelas medidas de higiene e fervura da água
Saurimo de novo com o surto de cólera, depois de no ano passado a província ter sida atingida por surto de sarampo que durou quase 9 meses e matou centenas de pessoas maioritariamente crianças.
Problemas de saneamento básico com as chuvas a transportar todo tipo de lixo para as zonas de residências são apontadas como sendo um dos factores.