O governo moçambicano determinou hoje, na sua primeira sessão ordinária do ano, o dia 18 de Abril, como a data para a realização das eleições intercalares no município de Inhambane.
Depois de Cuamba, Pemba e Quelimane que foram a votos em Dezembro passado, devido a renúncia dos anteriores Presidentes, Inhambane vai a eleições intercalares, na sequência da morte do então edil, Lourenço Macul.
Na mesma sessão, o governo determinou o período de 18 de Fevereiro a 8 de Março para o recenseamento eleitoral e actualização dos cadernos.
As intercalares de Inhambane têm até ao momento a confirmação de participação, apenas do Partido Frelimo. O MDM, partido sensação na arena política nacional, diz estar ainda a avaliar a situação.
Enquanto isso, a Renamo, o maior partido político da oposição nacional, já anunciou a sua ausência de mais este processo.
O porta-voz do partido disse recentemente, que enquanto não for aprovado um novo Pacote Eleitoral, está fora de questão participar em qualquer escrutínio.
As intercalares de Inhambane têm a confirmação de participação, apenas do Partido Frelimo