Aristides Gomes assume Governo da Guiné-Bissau de olho nas legislativas de Novembro

Aristides Gomes, primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Guineenses escolhem Parlamento e Governo a 18 de Novembro

Adriano Gomes foi nomeado nesta segunda-feira, 16, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, substituindo assim Artur Silva, no dia em que este completou 90 dias no cargo sem, no entanto, ter conseguido formar um Governo.

Your browser doesn’t support HTML5

Aristides Gomes assume Governo da Guiné-Bissau de olho nas legislativas de Novembro

A nomeação de Gomes decorre de um acordo entre o PAICG e o PRS, os dois principais partidos guineenses, referendada pela cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada no sábado, 13, em Lomé, no Togo.

O presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, advoga a necessidade do consenso para garantir a maior confiança entre os actores políticos.

Por seu lado, o PRS, o segundo partido mais votado, pela voz de Certório Biote, líder da bancada parlamentar, manifesta a vontade do partido, em colaborar para que haja paz, isto no âmbito do acordo de Conacri.

Aristides Gomes recebe cumprimentos

Na hora da despedida, o primeiro-ministro cessante, Artur Silva, disse sair de cabeça erguida, “tranquilo com a sensação de missão cumprida”.

De acordo com o cronograma, definido na cimeira do Togo, o Parlamento deve reunir-se na quinta-feira, 19, para eleger os novos membros da Comissão Nacional de Eleições.

O PAIGC e o PRS já chegaram a acordo sobre o assunto

Ainda nesta segunda-feira, e dando continuidade a outra decisão da cimeira da CEDEAO, o Presidente José Mário Vaz publicou um decreto a marcar as eleições legislativas para o dia 18 de Novembro.