O secretário de Estado americano, Antony Blinken, manteve nesta segunda-feira, 15, uma conversa telefónica com o Presidente angolano, mas desconhecem-se pormenores concretos da conversa.
O porta-voz do Departamento de Estado disse que Blinken tinha falado com o João Lourenço "para discutir a corrente colaboração bilateral”.
“O secretário Blinken elogiou os esforços regionais diplomáticos do Presidente Lourenço e discutiu o Processo de Luanda e os decorrentes esforços para se promover a paz no leste da Republica Democrática do Congo”, sublinhou Matthew Miller.
Não foram dados outros pormenores.
O Processo de Luanda é uma iniciativa do Presidente angolano que visa resolver a dimensão interestatal do conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC) através da promoção do diálogo entre Kishassa e o Ruanda que alegadamente apoia os rebeldes do M23.
Há algumas semanas, foi anunciado que Angola estava a preparar um encontro entre os Presidentes dos dois países mas tal permanece por realizar.
O M23 tem vindo a aumentar os seus ganhos na província do Kivu Norte e mesmo a avançar para o sul.
Em janeiro deste ano Blinken esteve em Angola para discussões sobre as relações bilaterais e também sobre o conflito na RDC.
Em maio, o ministro da Defesa angolano reuniu-se em Washington com o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin.