Angolanos vão ter lugares para prestar última homenagem a José Eduardo dos Santos nas províncias

  • VOA Português

José Eduardo dos Santos acena para as pessoas no dia da posse do novo Presidente de Angola João Lourenço, Luanda, 26 Setembro 2017

Os lugares serão anunciados pelo Governo que ainda não tem data para as exéquias do antigo Presidente angolano

Os angolanos vão poder prestar a sua última homenagem ao antigo Presidente José Eduardo dos Santos em lugares que o Governo está a criar em todas as províncias.

A informação foi avançada pelo ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, que preside a comissão criada pelo Presidente João Lourenço para preparar as exéquias de Santos.

Veja Também Incerteza sobre o funeral de José Eduardo dos Santos

Os locais devem ser anunciados ainda hoje, no entanto, Lopes acrescentou que, apesar dos locais das homenagens públicas, a família poderá ter outro local, "respeitando a intimidade dos mesmos".

Your browser doesn’t support HTML5

Tete Antonio chega a Barcelona


Quanto às exéquias, o ministro,citado pela agência angolana de notícias apenas disse que “neste momento encontra-se no Reino de Espanha uma delegação governamental que negoceia com a família do malogrado os termos dos procedimentos administrativos a levar a cabo", sem dar detalhes sobre a eventual data do enterro ou qualquer acordo com a família.

Veja Também Jornais americanos destacam corrupção do regime de José Eduardo dos Santos

Em Luanda o local indicado é a Praça da República, no Memorial Dr António Agostinho Neto, onde deverá ser montada uma tenda para o efeito.

José Eduardo dos Santos morreu em Barcelona no dia 8, devido a doença.

Veja Também Pedro Pires diz que apartheid foi destruído em Angola, o que revela o "papel histórico do Presidente José Eduardo dos Santos”

A filha do antigo Presidente, Tchizé dos Santos, pediu ao Centro Médico Teknon uma autópsia ao corpo do pai, o que foi aceite, segundo os advogados da antiga deputada.