Camelos vindos dos Emiratos Árabes Unidos vão ser usados para fornecer leite a comunidades do Caraculo na província do Namibe afectadas pela fome e sub-nutrição.
Your browser doesn’t support HTML5
A revelação foi feita pela Administradora Municipal da Bibala, Luzia Aracanjo Massolaly esta semana após comunidades locais se terem queixado de que a fome continua na região
O facto foi constatado em Maio, nesta localidade afeta ao Município da Bibala, à margem da inauguração da central fotovoltaica. Na ocasião, as mulheres locais aproveitaram a oportunidade para mostrar ao governador Archer Mangueira e a outras autoridades vindas de Luanda, o tipo de fruto silvestre que consomem para a sua sobrevivência.
Uma mulher disse á voz da America já ter presenciado a morte pela fome de crianças da zona
Alberto Ináio, Soba Grande do Caraculo disse à Voz da América que as empresas que exploram mármore e granito naquela zona deveriam ajudar as comunidades assoladas pela fome porque naquela localidade não há condições para o fomento da agricultura.
Luzia Arcanjo Massolaly, Administradora do Municipal da Bibala garantiu, no entanto, que as empresas que exploram mármore no Caraculo já foram mobilizadas a apoiar as comunidades locais. E depois revelou que brevemente estas mesmas comunidades serão igualmente potenciadas com o consumo de leite de camelos vindos dos Emirados Árabes Unidos, no quadro da estratégia do governo da província.
“Estamos a fazer contactos com outras empresas para apoiarem a nossa população”, disse a administradora. Tendo acrescentado que “o mais importante na localidade do Caraculo é a recuperação dos sistemas de água e nós estamos a trabalhar com estas empresas para ver se nos dão garantias da recuperação dos sistemas de água”.
“A Localidade do Caraculo é a mais privilegiada de todo o corredor do Caraculo com mais de 500 sistemas de água. Com o projeto solar e de criação de camelos nós estaremos a alto nivel”, acescentou.
A Voz da América sabe que os camelos serão importados da dos Emirados Árabes Unidos, mais precisamente do Dubai e serão usados para a produção de leite.
Desconhece-se quantos e quando os camelos vão chegar a esta zona.
A governante prometeu a recuperação de mais de quinhentos fontanários de água existentes nesta região e a implementação do projeto de repovoamento dos camelos vindos de Dubai.