Angola vai comprar mais aparelhos da Boeing e Space X pode investir no país

  • VOA Português

Presidente angolano, João Lourenço, encontra-se com delegação da Boeing, Dallas, Estados Unidos

João Lourenço mantém agenda carregada com contactos com empresas americanas, em Dallas, onde participa na Cimeira Empresarial Estados Unidos-África

O governo de Angola está em vias de adquirir mais aviões da fabricante norte-americana Boeing. O assunto foi tema de conversa, na segunda-feira, 6, entre o presidente angolano e o presidente da companhia para os Assuntos Globais, América Latina e Caraíbas, Landon Loomis.

O encontro entre o presidente angolano e o alto executivo da Boeing faz parte de uma carregada agenda de trabalho que João Lourenço vai concretizar em Dallas, nos Estados Unidos, onde se encontra para participar, a partir de terça-feira, 7, na Cimeira Empresarial Estados Unidos-África. A cimeira reúne chefes de estado africanos, entre eles o de Cabo Verde, e cerca de 1500 executivos do mundo dos negócios e organizações multilaterais.

"Angola está em vias de adquirir mais aviões do fabricante norte-americano Boeing", lê-se na página de Facebook da Presidência da República de Angola, que acrescenta que "esta foi a razão principal que levou o Presidente da República, João Lourenço, a encontrar-se com o presidente da Boeing para os Assuntos Globais, América Latina e Caraíbas, Landon Loomis.

Apesar de não haver detalhes sobre os encontros, alguns deles ainda em fase exploratória, João Lourenço recebeu em audiência uma representação enviada pelo investidor norte-americano, Elon Musk, encabeçada pela diretora para África da Space X, Lauren Drayer.

"O tema foi a possibilidade de o multimilionário americano, de ascendência sul-africana, realizar negócios em Angola", diz a nota publicada na página da Presidência.

Veja Também João Lourenço e José Maria Neves na Cimeira Empresarial Estados Unidos-África, em Dallas

Entre outros encontros, Lourenço reuniu-se com a presidente do Eximbank, Reta Jo Lewis, instituição que tem feito fortes investimentos em África.

Ainda de acordo com a assessoria de João Lourenço, o presidente encontrou-se também com outras entidades americanas do universo empresarial e foi recebido por Posso Ganame, presidente da Câmara de Comércio do Texas, que se fez acompanhar de executivos em representação de empresas como a Meta, Shell, Subtle Capital, Wyre, Aperio Insights e Infodat.

Lourenço reuniu-se ainda com Clay Neff, presidente da Chevron International Exploration and Production, que está presente em Cabinda, Angola há mais de meio século; com Karyn Harrington, vice-presidente da Coca-Cola para as Comunicações e Sustentabilidade de Operações em África, e com empresas do setor diamantífero.

A cimeira assinala terça-feira, 7, os 20 anos do Milleninum Challenge Corporation, a agência do governo americano que gere os programas de cooperação Millenium Challenge Account que, nos países de língua portuguesa, beneficiou Cabo Verde, com três programas e Moçambique com dois.

Ontem, o presidente angolano manteve conversações com a diretora da agência, Alice Albrigth.

Também hoje, o presidente cabo-verdiano José Maria Neves será orador no “Diálogo de Alto Nível sobre o Reforço dos Sistemas de Saúde no continente africano”, em que, segundo a assessoria da presidência, deve abordar os desafios que a África enfrenta nesta matéria, tanto em termos de financiamento de infraestruturas como no desenvolvimento da investigação e produção de medicamentos.

Na quarta-feira, haverá uma sessão da Cimeira Empresarial Estados Unidos-África sobre como investir em Angola.

João Lourenço está acompanhado de uma delegação ministerial integrada pela ministra das Finanças, Vera Daves, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massamo, e o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, entre outros.