Angola: Oficiais de justiça vão entrar em greve

Tribunal distrital de Luanda, Dona Ana Joaquina. Angola, 11 de Fevereiro 2022

Tribunal distrital de Luanda, Dona Ana Joaquina. Angola, 11 de Fevereiro 2022

Os oficiais da justiça de Angola vão paralisar os tribunais e os processos a partir de quinta-feira, 10, em mais um protesto contra o que dizem ser as condições precárias das instalações de justiça, falta de transporte e de seguro de saúde e pela revisão do estatuto remuneratório.

Your browser doesn’t support HTML5

Trabalhadores dos tribunais em greve – 1:49

O anúncio surge depois de várias tentativas de negociações falhadas entre o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJA) e o Conselho Superior da Magistratura.

O secretário geral do SOJA, Joaquim de Brito Teixeira, disse que as negociações se tinham iniciado em Maio de 2021 “e nunca saímos da mesa de negociação com uma solução concreta e isso nos preocupa”.

“A razão da nossa greve é a não resposta do nosso caderno reivindicativo que começa no dia 10 e vai ao dia 14, 15, 16 e 17”, disse acrescentando que o Conselho Superior da Magistratura de Angola nega-se a receber a declaração de greve.

“Estão a dizer que devemos entregar junto do Ministério da Justiça e direitos humanos, como querem isso se a entidade patronal é o Conselho Superior da Magistratura", questionou.

A VOA contactou os responsáveis do Conselho Superior da Magistratura mas não obteve qualquer resposta.