Angola: Lourenço e Costa Júnior apelam ao voto

  • VOA Português

Uma mulher olha enquanto o seu bebé coloca o voto dentro da urna na escola de Nzinga Mbandi , Luanda, 24 Agosto 2022

Líder da UNITA critica procedimentos e presidente do MPLA diz que é a democracia que ganha

Os dois principais candidatos à Presidência angolana votaram já e ambos apelaram ao voto.

O líder da UNITA, na oposição, Adalberto Costa Júnior, no entanto, criticou a mudança de nomes para diferentes assembleias de voto.

“Fiz a minha actualização” do registo eleitoral e “percebi que fui deslocado para outro local”, afirmou Costa Júnior depois de votar na Escola Estrela da Manhã, na zona do Kilamba.

Your browser doesn’t support HTML5

"Estou satisfeito, votei ao lado do meu povo", Adalberto Costa Júnior

Ele acrescentou, no entanto, ter ficado satisfeito por votar “no meio do meu povo e constatei que a votação está a ser feita sem cadernos eleitorais aos fiscais, apenas um caderno eleitoral na mesa”.

“Faço um apelo a todos os angolanos: vamos todos ao voto. Hoje é um dia histórico, é um dia em que eu espero que todos votem em ambiente de absoluta tranquilidade e no respeito das leis”, disse o candidato da UNITA, quem concluiu esperar que “os votos sejam todos, mas todos respeitados”.

O candidato do MPLA também apelou ao voto.

Your browser doesn’t support HTML5

João Lourenço votou em Luanda, no bairro dos Coqueiros

“Acabámos de exercer o nosso direito de voto, é rápido e é simples”, disse João Lourenço, acrescentando que “é a democracia que ganha, é Angola que ganha”.

Até às 17 horas locais, cerca de 14 milhões de eleitores estão registados para votar no país e na diáspora.

Eles vão escolher os 220 deputados à Assembleia Nacional e o partido mais votado indica o Presidente da República, que forma o Governo para a próxima legislatura de cinco anos.