O Angola Fala Só desta Sexta-feira, 31, convida Francisco Falua, Secretário Nacional da UNITA para a mobilização geral. Cinturão negro de karaté, Francisco Falua foi também secretário da UNITA em Luanda e secretário provincial no Kwanza Norte e é oficial do exército na reserva.
Nome: Francisco Fernandes Falua
Data de Nascimento: 2 Dezembro 1968
Local de Nascimento: Município do Rangel - Luanda
Estado civil: Solteiro
Filhos: 6
Profissão: Secretário Nacional da UNITA para a mobilização geral
Formação: Técnico médio de Educação Física e Desportos pelo Instituto de Educação Física e Desportos de Luanda; Técnico Prisional pela Escola Naconal dos Serviços Prisionais de Angola; Estudante finalista de Psicologia pelo ISCAE; Oficial do exército na reserva
Destino em Angola: Golungo Alto no Kwanza Norte - por ser a terra dos pais
Lema de vida: "Não valer pelo que sou mas pelo que faço"
Curiosidades: Não é supersticioso, conversa consigo mesmo; é cinturão negro de karaté.
Hobbies: Desporto
A ler: "O monge e o executivo" de James Hunter - explica como se tornar um líder servidor
Música: Semba. Gosta de Paulo Flores na generalidade mas destaca a música "Makalakato"
Distinções: Medalha provincial de Karaté
Detenções: A primeira foi em 1991, na Lunda Norte, por ter sido conotado com a UNITA; a segunda foi em 1999 na Zâmbia porque estava a fazer contactos para angariar géneros e medicamentos para as populações em territórios dominados pela UNITA; a terceira foi em 2006, no Kwanza Norte, aquando do atentado a Isaías Samakuva, presidente da UNITA, em Camabatel, no Kwanza Norte.
Onde estava 11 de Novembro de 1975?
Em Luanda, no Rangel, a sensivelmente 500 metros da base principal da FNLA. Na altura vivíamos um momento eufórico. Havia um sentimento de satisfação. Havia festas, saques a estabelecimenentos comerciais, disparos com armas de fogo mas festivos.