Muitas vezes confundido com Rafael Marques de Morais, Rafael Morais é igualmente activista, mas no campo da habitação. O coordenador da SOS Habitat é o convidado desta Sexta-feira, 11, do Angola Fala Só.
Nome: Rafael Francisco Morais
Profissão: Contabilista / estudante de Direito
Data de Nascimento: 20 Abril 1970
Local de Nascimento: Conda - Kwanza Sul
Estado civil: Solteiro
Filhos: 6
Destino em Angola: Lubango - Huíla, pela Serra da Leba e pela própria tradição da província, onde as pessoas têm gosto em presevar a sua cultura.
Lema de vida: A vida deve ser preservada, devemos respeitar a vida humana.
Curiosidades: Tem em Nelson Mandela, Ghandi e Martin Luther King as suas maiores referências.
Detenções: Várias e conta pelo menos três. A última foi este ano. O trabalho na SOS Habitat "choca" com os interesses de muita gente e acaba por ver-se envolvido em alguns conflitos.
No dia 16 de Junho de 2014 foi detido quando, após uma chamada, chegou ao local onde vive, o bairro Esperança no Zango II, onde estava a polícia com ordem de demolição de uma série de casas, incluindo a sua. Dirigiu-se ao comandante da Polícia e ao enfrentá-lo foi detido. Esteve no carro da polícia durante 30 minutos.
Onde estava no 11 de Novembro de 1975:
Estava na Conda com os meus avós. O meu pai trabalhava numa fábrica de moagem de milho e era pago com fuba. Não tinha salário. Quando tínhamos que comprar alimentos íamos à loja do mesmo dono da fábrica e o valor das compras era descontado na quantidade de fuba que ele recebia no final do mês.
As pessoas não tinham liberdade, a colonização não era salutar para a vida social de um povo. Por isso a independência foi vista como algo bom.
Facebook: Rafael Morais