O Presidente da República de Angola condiciona a realização das eleições autárquicas à existência de condições legais e materiais e revela que o país tem 24 milhões e 300 mil habitantes.
No seu discurso sobre o estado da Nação, pronunciado no início de mais uma sessão legislativa do parlamento angolano, José Eduardo dos Santos remeteu para depois de 2017 a realização das eleições autárquicas. O presidente alegou ser necessário criar em primeiro lugar um quadro legal e jurídico para tal efeito. Santos sugeriu a elaboração de um calendário de tarefas “realista” .
Your browser doesn’t support HTML5
“São imensas as tarefas que teremos que resolver. Eu prefiro sempre ser realista e pragmático”, disse.
José Eduardo dos Santos convidou todas as sensibilidade políticas e sociais do país a reflectirem sobre o assunto.
O Presidente da República disse que a situação económica e social do país é estável, embora tenha advertido para a consequência da queda das receitas fiscais provenientes do sector do petróleo devido á queda da produção.
Durante o seu discurso, o Presidente da República revelou que os resultados preliminares do último Censo Geral da População indicam que Angola tem 24 milhões e 300 mil habitantes, dos quais 52 por cento do sexo feminino.
Luanda tem cerca de seis milhões de habitantes, segundo revelou o Chefe de Estado.