Angola e Portugal assinam progama de cooperação na área da defesa

  • VOA Português

Forças Armadas Angolanas

Visita de ministro português da Defesa acontece depois do processo Manuel Vicente ter sido enviado para Angola

Os governos de Angola e Portugal assinam na quinta-feira, 17, em Luanda, um novo Programa-Quadro de Cooperação para 2018-2021, durante a vista de cinco dias, que o ministro da Defesa português, José Azeredo Lopes, efectua partir de hoje a Angola.

Your browser doesn’t support HTML5

Angola e Portugal vão assinar acordo de cooperação - 1:30

A revelação foi feita por José Azeredo Lopes no final de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço.

O governante luso, que prevê outros encontros com entidades políticas do país e deslocações a diversas unidades militares angolanas, disse que o acordo a ser assinado irá incidir sobre o “ciber defesa” .

A visita do governante português tem o condão de reactivar as relações de cooperação mútua que viveram alguns momentos de crispação na sequência do processo crime instaurado pela justiça portuguesa contra o antigo vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente.

A visita do ministro português acontece depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter ordenado a transferência para Angola do processo judicial no qual o antigo vice-presidente Manuel Vicente é arguido na Operação Fizz.

Azeredo Lopes e o seu homólogo angolano, Salvino de Jesus Sequeira, previam realizar ainda nesta segunda-feira a 17.ª reunião bilateral luso-angolana no domínio da Defesa.