Os governos de Angola e França anunciam nesta sexta-feira, 3, um novo programa de cooperação que visa diversificar a economia angolana.
A informação foi avançada esta quinta-feira, 2, pelo Presidente François Hollande num encontro com cerca de dois mil membros da comunidade francesa radicada em Luanda.
No primeiro acto da sua estada em Angola, o chefe de Estado francês lembrou que as relações entre Luanda e Paris “não foram muito fáceis” em tempos passados, mas que a visita dele de 24 horas visa reforçar o relacionamento entre os dois países.
Turismo, hotelaria, infraestruturas, construção e formação profissional são as principais áreas de intervenção da França em Angola,
Para François Hollande, a aposta de empresas francesas em Angola é um sinal de confiança no momento em que o país sofre uma grande crise económica e, por isso, pediu as empresas francesas a investirem no país.
A nível político, o Presidente francês frisou o papel importante de Angola para a estabilidade da região, sublinhando o apoio e o papel do país africano nos problemas da República Centro-Africana e República Democrática do Congo.
Nesta sexta-feira, Hollande encontra-se com o seu homólogo José Eduardo e vários outros governantes.