Angola acolhe nova cimeira sobre situação no leste da República Democrática do Congo

  • VOA Português

Presidentes João Lourenço, de Angola (esq), Paul Kagame, do Ruanda (cen) e Felix Tshisekedi, da RDC, Luanda, 21 Fevereiro 2020

João Lourenço, de Angola, Paul Kagame, do Ruanda, e Felix Tshisekedi, da República Democrática do Congo, reúnem-se a 15 de dezembro

A capital angolana Luanda vai acolher no dia 15 de dezembro uma cimeira sobre a situação no leste da República Democrática do Congo (RDC), em que participarão o Presidente angolano, João Lourenço, e os seus homólogos do Ruanda, Paul Kagame, e da RDC, Félix Tshisekedi.

“A cimeira realizar-se-á no quadro dos esforços em curso para a procura de uma solução duradoura para o conflito armado no leste da República Democrática do Congo (RDC), sob iniciativa do Presidente João Lourenço e mediador designado pela União Africana”, anunciou a Presidência angolana nesta segunda-feira, 2.

Veja Também Governos de Angola, RDC e Ruanda criam mecanismo de controlo do cessar-fogo em vigor

Desde 2021, a milícia rebelde M23, apoiada pelo Ruanda, e em grande parte de etnia tutsi, conquistou zonas do leste da RDC, o que provocou o deslocamento de milhares de pessoas e uma grave crise humanitária.

Desde 4 de agosto, está em vigor um frágil acordo de cessar-fogo que terá estabilizado a linha da frente, sem no entanto, colocar um fim ao conflito.

Veja Também Mediação angolana no conflito na RDC em perigo após ataque do M23

Nos finais de outubro, o M23 voltou realizar ofensivas localizadas, mas, apesar das violações do cessar-fogo, a RDC e o Ruanda mantêm o diálogo diplomático através da mediação de Angola.

Veja Também RDC: M23 e o Ruanda “bombardearam indiscriminadamente” os campos de deslocados internos, afirma a HRW

No início de Novembro, os três governos lançaram um comité para monitorizar as violações do cessar-fogo, liderado por Angola.