Antologia "Mulheres e seus Destinos” é uma obra com textos de 180 escritoras de 15 nacionalidades que, depois do lançamento do primeiro volume em 2019, vai dar à luz um segundo volume.
A iniciativa é fruto de um desafio lançado pela escritora portuguesa Joana Nogueira à professora cabo-verdiana Lena Marçal, em Abril de 2019.
A ideia foi publicar poesias, prosas ou ilustrações sobre a mulher e a sua condição.
De regresso a Cabo Verde, a professora de línguas convidou a escritora cabo-verdiana Yara dos Santos para participar no projecto e ambas lançaram em Novembro de 2019 o primeiro volume.
Prefaciada pela escritora uruguaia, de nacionalidade espanhola, Carmen Posadas, considerada pela revista americana Newsweek, em 2002, “uma das autoras latino-americanas mais relevantes da sua geração”, a antologia pretendeu contribuir para a igualdade de participação e reforço do posicionamento da mulher na literatura.
Agora, Lena Marçal, em conversa com VOA, confirma para 27 de Março o lançamento do segundo volume que tem como novidade o facto de os trabalhos serem apresentados em cinco idiomas, “na língua em que cada escritora quiser”, nomeadamente crioulo, português, inglês, francês e espanhol,
Com organização de Lena Marçal e Joana Nogueira, este segundo volume é, segundo Marçal, “uma oportunidade para as mulheres ainda desconhecidas no mundo literário revelarem o seu talento e, juntamente com autoras profissionais, contribuírem para a consciencialização e valorização de projectos de solidariedade e de responsabilidade social”.
O segundo volume é também um projecto que "agrega mulheres de diferentes faixas etárias, diversos quadrantes sociais e particularmente mulheres escritoras e amantes da escrita livre”.
Desde o início, “este projecto literário teve e continuará a ter um carácter humanitário”, destaca a organizadora.
As receitas arrecadadas com a venda do primeiro volume destinaram-se à Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência baseada no Género (ACLCVBG) e à Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC), enquanto o beneficiário do segundo volume será o Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidade Especial (CACVE), com sede em S. Vicente, que trabalha com crianças e adolescentes com paralisia infantil.
Ouça a entrevista com Lena Marçal.
Your browser doesn’t support HTML5