O dissidente russo Alexei Navalny, que está em coma após uma suspeita de envenenamento, chegou a Berlim na manhã de sábado, onde vai ser receber atendimento médico na Clínica Charité, o principal hospital da cidade.
Médicos russos anunciaram anteriormente que haviam concordado com as exigências para permitir tratamento médico a Navalny na Alemanha - encerrando um impasse sobre quem administraria os cuidados ao político após o que a família de Navalny diz ter sido uma tentativa deliberada de envenená-lo na Sibéria no início desta semana.
Veja Também Opositor russo Alexei Navalny em estado grave com suspeita de envenenamento"A condição do paciente é estável", disse o Dr. Anatoly Kalinichenko do Hospital No. 1 na cidade de Omsk, onde Navalny esteve em coma induzido e ventilação mecânica.
“Como estamos de posse de um pedido de parentes para permitir o seu transporte, agora tomamos a decisão de não nos opor à sua transferência para outra unidade de internação”, acrescentou.
Kalinichenko também disse que "tendo recebido o pedido de transporte de familiares", a família de Navalny assumirá "total responsabilidade".
Desde que foi internado, a 20 de agosto, os médicos russos eram contra a transferência do líder da oposição russa, mas acabaram por decidir a favor da mesma neste sábado.
Isso aconteceu depois de a esposa de Navalny, Yulia Navalnaya, ter feito um apelo público online ao presidente russo, Vladimir Putin, para facilitar a mudança.