Ainda há perigo de fome em zonas do Namibe e Huíla

FOTO DE ARQUIVO

Chuvas não foram suficientes para quebrar ciclo da seca

O recente regresso das chuvas a várias zonas do centro e sul de Angola levantaram a esperança de que tivesse terminado o ciclo de secas que devastaram a agricultura e causaram fome entre dezenas de milhar de pessoas

Your browser doesn’t support HTML5

Zonas do Namibe e Huíla de novo em perigo de seca e fome - 1:54

.Mas na região limitrofe Namibe-Huíla a Voz da América falou com camponeses que disseram que apõs um inicio incial bom da epoca das chuvas, esta desapreceram levantando de novo a possibiildade das populaçoe spassarem fome.

Essa realidade foi constatada nas zonas agrícolas de Mbatavata, Tchivinguiro, Município da Humpata, Província da Huíla, onde ouviu alguns camponeses.

Já na localidade de Kaholo, Chivinguiro, a VOA conversou com a anciã Zinha Tuapo que diz ter cultivado muito feijão mas a falha de chuvas fez secar toda a produção.

O Bispo da Diocese do Namibe disse que o caso é grave.

Bispo do Namibe Don Dionisio Hisilenapo

Dom Dionísio Hisilenapo lançou um apelo às forças vivas da sociedade angolana para prepararem-se e acudir à fome no sul de Angola.

No Município do Camucuio, segundo o prelado católico, já há gritos de fome e nos próximos dias, o caso poderá ser ainda mais alarmante, disse.