Um condutor apontado pelas autoridades como sendo um afegão que pediu asilo na Alemanha atirou-se nesta quinta-feira, 13, com um carro contra uma multidão em Munique, ferindo pelo menos 28 pessoas, algumas em estado grave.
A polícia disse que as autoridades detiveram o condutor depois de terem disparado contra o carro, mas ele não foi ferido.
O incidente ocorreu quando membros de um sindicato de trabalhadores de serviços realizavam uma manifestação.
O autor do atentado tem 24 anos de idade e aguarda há algum tempo pelo estatuto de asilo.
Numa primeira reação, o chanceler Olaf Scholz condenou o "ato horrível" e acrescentou que "este criminoso não pode contar com qualquer clemência, deve ser punido e deve abandonar o país".
O ministro do Interior do Estado da Baviera, Joachim Herrmann, disse que o autor do ataque era conhecido das autoridades pelo seu envolvimento em roubos e crimes relacionados com drogas.
Por seu lado, o ministro da Justiça do Estado, Georg Eisenreich, adiantou que procuradores estão a investigar o caso como um ato de" extremismo e terrorismo".
O incidente dcontece três semanas depois de um menino de dois anos e um homem terem sido mortos num ataque com uma faca em Aschaffenburg, também na Baviera, por um afegão, a quem foi negado o pedido de asilo.
Recorde-se que a cidade acolhe a partir de amanhã, 14, a Conferência de Segurança de Munique, cujos organizadores disseram, em comunicado, estar “profundamente tristes” com o incidente.
C/Associated Press, AFP e Reuters