A administração do presidente Donald Trump pediu a demissão imediata dos 46 procuradores federais nomeados pela administração Obama que ainda não tinham abandonado os seus cargos.
Analistas fazem notar que é normal para uma nova administração pedir a demissão de procuradores nomeados por um processo político e não de carreira. Contudo o modo súbito como foi feito o anúncio e o número de procuradores envolvidos são considerados de invulgar.
Os procuradores federais americanos são considerados como ocupando um cargo político e no começo de cada nova administração é tradicional que todos os 93 procuradores federais apresentem uma carta de demissão.
Sarah Isgur Flores, porta-voz do departamento de justiça, disse que as demissões entravam em vigor ao fim do dia de Sexta-feira e tinham como objectivo “assegurar uma transição uniforme”.
Flores acrescentou que até novos procuradores serem nomeados para os substituir, os procuradores de carreira irão substituí-los.
O senador Democrata Chuck Schumer disse ter ficado “perturbado” com as demissões afirmando que elas não tinham sido efectuados de “modo ordeiro”