Olinto Daio, actual ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe, é o nome indicado pelo partido vencedor das eleições legislativas ADI para assumir o cargo de primeiro-ministro do 16º Governo Constitucional, apurou a VOA junto de fontes daquele partido.
Your browser doesn’t support HTML5
O Presidente da República, Evaristo Carvalho, inicia na quinta-feira, 22, após a constituição da nova Assembleia Nacional, consultas com os partidos políticos com vista a nomeação do governo.
Por outro lado, a VOA também apurou que já foram apresentadas duas candidaturas para o cargo de presidente da Assembleia Nacional, cuja constituição está marcada para esta quinta-feira.
Delfim Neves concorre pela coligação PCD-MDFM-UDD e Carlos Correia, actual presidente do conselho de Administração da Assembleia Nacional, é candidato da ADI.
Há ainda dois nomes a concorrerem para a vice-presidência da Assembleia Nacional,Guilherme Octaviano, do MLSTP-PSD, e Levy Nazaré da ADI.
O candidato
Olinto Daio é mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica de Portugal.
Foi padre e docente em vários estabelecimentos de ensino em São Tomé, após largos anos ao serviço da Igreja Católica em Angola.
Em 2006 teve a sua primeira experiência política como secretário-geral do XI Governo de São Tomé e Príncipe, cargo que exerceu durante dois anos, até ser chamado para as funções de administrador e presidente do Instituto Nacional de Inovação e Conhecimento.
Em 2010 entrou para o Governo ocupando a pasta de Ministro da Educação e Formação, cargo que exerceu até Novembro de 2012, altura em que o Executivo liderado por Patrice Trovoada foi derrubado no Parlamento.
Com o regresso ao poder do partido Ação Democrática Independente em novembro de 2014, Olinto Daio também regressa como ministro da educação cultura e ciência.
Em 2016 na sequência de uma remodelação governamental, o seu Ministério passou também a assumir a tutela da Comunicação Social.