O sobrinho do derrubado Presidente do Zimbabue, Robert Mugabe disse neste domingo, 26, que Mugabe encontra-se bem de saúde e "bastante jovial".
Leo Mugabe disse que o antigo Presidente aceitou bem a sua demissão e que quer ir viver para a sua propriedade agrícola numa zona rural.
O sobrinho do Presidente recusou-se a discutir notícias de que Robert Mugabe irá receber um bónus de 10 milhões de dólares como parte do acordo para se demitir.
De acordo com essas notícias, Mugabe recebeu também a promessa de imunidade contra qualquer acusação, a garantia de poder manter as suas propriedades e ainda o seu salário.
Um porta-voz de Robert Mugabe disse contudo que os termos da reforma do Presidente serão estabelecidos pela lei.
O sobrinho disse que a esposa do ex-Presidente, Grace Mugabe, se encontra com o seu marido e quer agora planear construir uma universidade com o nome de Robert Mugabe.
O novo Presidente do Zimbabue, Emmerson Mnangagwa, está entretanto a discutir a formação de um novo governo não se sabendo se vai escolher um executivo alargado a outros partidos ou apenas à ZANU PF, que governa o país desde a independência.
O antigo ministro das Finanças, Ignatius Chombo, deverá entretanto comparecer de novo em tribunal na Segunda-feira para apresentar um pedido de liberdade sob fiança.
Chombo compareceu em tribunal no Sábado, 25, acusado de corrupção e disse ao tribunal ter sido retirado à força de sua casa a 15 de Novembro por militares.
Com ele compareceu também o antigo dirigente da ala juvenil da ZANU PF, Kudzanai Chipanga, que deverá também comparecer de novo em tribunal na Segunda-feira
Your browser doesn’t support HTML5