Administração Biden-Harris diz estar empenhada em trabalhar com a UA para promover visão comum de futuro melhor

  • VOA Português

Presidente Joe Biden

Os líderes africanos devem concentrar-se na resposta à Covid-19 do continente numa cimeira virtual neste fim de semana, bem como nas crises de segurança urgentes que passaram despercebidas durante a pandemia.

"A administração Biden-Harris está empenhada em trabalhar com a União Africana para promover nossa visão comum de um futuro melhor", diz o Presidente Biden.

Your browser doesn’t support HTML5

"A administração Biden-Harris está empenhada em trabalhar com a União Africana para promover nossa visão comum de um futuro melhor"

A cimeira de dois dias da União Africana ocorre quase exactamente um ano depois que o Egipto registou o primeiro caso de Covid-19 em África, gerando temores generalizados de que os fracos sistemas de saúde dos Estados membros seriam rapidamente sobrelotados.

Os Estados membros também realizarão eleições internas para líder de um órgão executivo reestruturado - os resultados das quais irão moldar a forma como a UA responde à pandemia e a uma série de desafios económicos e de segurança.

As crises de segurança, entretanto, incluem um conflito de três meses no país anfitrião da UA, Etiópia, e conflitos de anos no Sahel e em outros lugares.