Oposição angolana prepara pacote eleitoral - 2004-06-21

Os partidos da oposição angolana estão a ponderar a possibilidade de virem a propor, já nos próximos dias, ao Presidente da República uma nova figura para o posto de director Nacional das Eleições. A proposta poderá sair da reunião multipartidária alargada que a oposição pretende realizar dentro de dias em Luanda.

O deputado Alexandre Sebastião do PAJOCA disse à Voz da América que o encontro multipartidário poderá debruçar-se igualmente sobre a criação de uma comissão eleitoral independente.

“Nós vamos identificar uma figura na qual a oposição poderá depositar confiança propondo o seu nome ao senhor Presidente da República como director das Eleições”.

A oposição pretende também levar à reflexão um pacote com propostas relativas às leis inerentes à realização das eleições gerais no país.

“Vai-se debruçar sobre a lei eleitoral, a lei de registo eleitoral, sobre os observadores nacionais e internacionais, o tempo de Antena e todo o pacote legislativo que poderá ser analisado pelos partidos políticos com vista a apresentar à Assembleia Nacional uma proposta única da oposição.”

De acordo com o deputado Alexandre Sebastião, trata-se de um exercício necessário ao estabelecimento de um calendário eleitoral.

Sebastião André não precisou o período em que a aludida reunião multipartidária terá lugar. Anunciou entretanto que serão convidados a participar todos os partidos da oposição que se identifiquem com a necessidade da alternância do poder em Angola.

Esclareceu que o encontro não tem nada a ver com o boicote que os partidos com assento parlamentar estão a observar em relação à Comissão Constitucional.