As Últimas de Washington

Poderá ser a pior maré negra da história dos Estados Unidos
A agência nacional dos Estados Unidos para os Oceanos e a Atmosfera – a NOAA - indicou que a plataforma petrolífera que se afundou no Golfo do México tem uma fuga que despeja quase 795 mil litros de petróleo bruto, no que poderá ser a pior maré negra da história dos Estados Unidos.

Os efeitos das marés negras fazem se sentir durante anos, e nenhuma teve maior impacto sobre o meio ambiente do que o do petroleiro Exxon Valdez nas costas do Alasca em 1989.

A NOAA recordou que o petroleiro que encalhou num recife despejou no mar cerca de 39 milhões de litros de petróleo, causando a morte à vida selvagem e afectando mais de mil e 700 quilómetros de costa.

Afinal Meshud parece estar vivo
Responsáveis dos serviços secretos paquistaneses indicaram que o chefe dos Talibã Hakimullah Meshud parece estar vivo, apesar das noticias de que teria sido morto no inicio do ano por um míssil dos Estados Unidos.

Fontes oficiais que não quiseram ser identificadas indicaram que as últimas informações indicam que Meshud foi ferido no decurso do ataque, mas que sobreviveu.

Entidades norte americanas tinham indicado ter mais de noventa por cento de certeza que o dirigente militante tinha sido morto, e em Fevereiro o ministro do interior paquistanês sustentava possuir informação credível da morte de Meshud.

Índia e Paquistão retomam conversações
Os lideres das nações rivais Índia e Paquistão, reuniram tendo acordado em adoptar medidas para normalizar as relações.

Os primeiros-ministros das duas nações efectuaram conversações à margem da Cimeira dos dirigentes do Sudeste Asiático que decorre no Butão.

Foi o primeiro encontro formal entre os dois chefes de governo em nove meses.

Segundo o ministro dos estrangeiros paquistanês os dois dirigentes decidiram retomar o diálogo a nível de ministros dos negócios estrangeiros.

Aparelho iraniano voa perto de porta-aviões
Fontes dos sector militar dos Estados Unidos revelaram que um aparelho de patrulha iraniano voou recentemente no Golfo de Omã a cerca de 900 metros de um porta-aviões norte-americano.

As mesmas fontes indicaram que o incidente ocorreu no passado dia 21 no espaço aéreo internacional, ou seja um dia antes das forças iranianas terem iniciado exercícios militares nas proximidades do estreito de Ormuz e do Golfo Pérsico.

As autoridades americanas precisaram que o aparelho turbo hélice de reconhecimento voou próximo do porta-aviões Eisenhower durante cerca de vinte minutos antes de deixar a área.

República Centro Africana adia – de novo – eleições
O presidente da Republica Centro Africana indicou terem sido adiadas as eleições marcadas para o dia 16 de Maio.

O presidente Francois BOZIZE fez o anúncio através da rádio estatal após uma reunião com dirigentes políticos.

Os partidos da oposição tinham solicitado um adiamento, sustentando que o país necessita de desarmar os grupos rebeldes e actualizar o registo eleitoral.

Bozize não indicou quando as eleições terão lugar, tendo o sufrágio sido inicialmente marcado para 25 de Abril e adiado para meados de Maio.

Mais de uma centena de rebeldes mortos pelo Sudão
O governo do Chade indicou que o exército matou mais de uma centena de rebeldes durante dois confrontos ocorridos na proximidade da fronteira com o Sudão.

Elementos do exercito enfrentaram no passado sábado rebeldes da Frente Popular para a Resistência Nacional e novamente dois dias mais tarde.

O ministro da Comunicação chadiano sublinhou que o exército matou cento e cinco rebeldes e capturou outros 62 durante os confrontos.

China amplia conceito de segredo de Estado
A China alargou a legislação sobre segredo de estado para abranger a Internet e as companhias de telecomunicações a prestarem informações sobre os seus clientes.

A emenda aprovada comissão do Congresso Nacional do Povo exige que as companhias bloqueiem as transmissões que contenham secretos de estado.

A China define vagamente o segredo de estado como sendo informação, que se for revelada, pode comprometer a segurança do estado em áreas incluindo a política, a economia e a defesa nacional.

Liberdade religiosa no mundo
Uma comissão apoiada pelo governo dos Estados Unidos acusou 13 nações – incluindo a Birmânia, a Eritreia e o Irão do que denomina de violações grosseiras da liberdade religiosa.

Os outros países citados no relatório da Comissão sobre a Liberdade Religiosa são a China, o Iraque, a Nigéria, a Coreia do Norte, o Paquistão, a Arábia Saudita, o Sudão, o Turquemenistão, o Uzbequistão e o Vietname.

A comissão recomendou que o departamento de Estado designe oficialmente as 13 nações como sendo países de preocupação particular, uma medida que pode levar a possíveis sanções.

Perspectivas da economia norte americana
Os resultados do mercado de trabalho aqui nos Estados Unidos e os lucros empresariais apresentam uma sensível perspectiva da economia americana.

O relatório do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos indica que o número dos trabalhadores que perderam recentemente os seus lugares e se inscreveram para receber subsídio de desemprego desceu ligeiramente na última semana.

O relatório é consentâneo com a avaliação feita pelo banco central dos Estados Unidos segundo a qual o mercado de trabalho começou a melhorar.