África do Sul: Líder do ANC Condenado em Tribunal

Na África do sul um tribunal condenou a uma multa o presidente da Ala da Juventude do Congresso Nacional Africano, (ANC) Julius Malema por declarações consideradas de odiosas para as mulheres.

A juiz Colleen Collis disse que declarações de Julius Malema tinham sido irresponsáveis e insultuosas para as mulheres. A juiz considerou que Malema violou as leis proibindo expressões que provoquem ódio.

A juiz preside a um dos tribunais de igualdade na África do Sul que foram criados para julgar casos de alegada discriminação, expressões de ódio ou intimidação e assedio.

A juiz condenou Malema a fazer uma desculpa pública e a pagar uma multa de sete mil dólares. O advogado de Malema disse que vai apelar da decisão.

A organização Rede de Justiça entre Sexos levou o caso a tribunal depois de Malema ter afirmado há 14 meses atrás que uma mulher que tinha acusado o presidente Jacob Zuma de a ter violado tinha gostado do que se tinha passado porque tinha ficado toda a noite em casa de Zuma e depois tinha-lhe pedido dinheiro para um táxi.

A porta-voz do grupo Mbuyiselo Botha disse que a decisão vai contribuir para a protecção das mulheres na África do sul que tem um dos mais altos níveis de violação sexual.

"Esta sentença envia uma mensagem clara e sem ambiguidade para aqueles que têm posições importantes de que não podem afirmar certas coisas, especialmente declarações que insultam ou que tratam as mulheres como caça", disse ela

As controversas declarações de Malema foram feitas durante o controverso julgamento de Zuma por violação sexual antes de este ser eleito presidente.

Zuma negou as acusações embora tenha reconhecido ter tido relações sexuais com a mulher que estava infectada com o vírus HIV.

Botha vez notar que Malema afirmou ao tribunal que iria trabalhar com activistas para reduzir o abuso de mulheres e crianças.

"Nós esperamos que Malema seja capaz de se juntar a nós, de avançar para assegurar que este país vai resolver as questões do HIV, da violação sexual e da violência", disse ela

A ala da juventude do ANC disse apoiar o seu dirigente e apoiam a sua decisão de apelar a sentença.

Partidos da oposição saudaram a decisão que surge quando já está em tribunal uma outra acção semelhante contra Malema que recentemente levou estudantes de uma universidade a entoarem uma canção apelando ao assassinato de cidadãos Afrikaners usando o termo "matem o Boer".

Malema de 29 anos de idade é conhecido por regularmente insultar membros da oposição e mesmo dirigentes de partidos aliados ao ANC.

Malema esta também envolvido num outro escândalo envolvendo a compra de casas e salários não declarados.