Mulher Conquista Primeiro Óscar Como Realizadora de Cinema

O filme sobre a guerra do Iraque "The Hurt Locker" (Estado de Guerra) dominou a cerimónia da entrega dos Óscares que teve lugar ontem à noite no Teatro Kodak em Hollywood. A película sobre uma unidade americana de desarmamento de minas e armadilhas conquistou seis Óscares, incluindo o de melhor filme. "Estado de Guerra" levou também a que pela primeira vez o Óscar para a melhor realização fosse atribuído a uma mulher, Kathryn Bigelow.

A cantora e actriz Barbra Streisand anunciou o Óscar para o melhor realizador.

"E o vencedor é…bem, chegou o momento – Kathryn Bigelow"

Aceitando o Óscar, Bigelow classificou o momento como uma oportunidade única. Agradeceu aos participantes no filme e dedicou o prémio aos militares que prestam serviço no Iraque e no Afeganistão.

O filme "Estado de Guerra" ganhou também os Óscares para o melhor argumento original, melhor direcção de som, mistura de som e montagem.

O filme triunfou sobre o seu principal competidor, o dispendioso filme de ficção científica "Avatar" realizado pelo ex-marido de Kathryn Bigelow, James Cameron. "Avatar" conquistou três Óscares – pela sua direcção artística, cinematografia e efeitos visuais.

Jeff Bridges ganhou o Óscar para melhor actor pelo seu desempenho de um veterano cantor de música country em "Crazy Heart" (Coração Louco). O filme também ganhou o Óscar para melhor canção original.

Sandra Bullock venceu o Óscar para a melhor actriz pelo seu papel em "Blind Side" (Um Sonho Possível), uma história sobre uma mulher que ajuda um estudante e jogador de futebol americano de uma escola secundária com muitos problemas. Disse ela:

"Todos somos bons em dizermos a alguém como viver a sua vida ou como se deve comportar ou fazer. Mas não ouvem. Eu pessoalmente só compreendi isso muito mais tarde. E cada pessoa é única e isso constitui um desafio excitante."

O Óscar para o melhor actor secundário foi atribuído a Christoph Waltz pelo seu papel de um coronel nazi no filme sobre a Segunda Guerra Mundial "Inglorious Bastards" (Bastardos Inglórios também conhecido por Sacanas sem Lei).

O Óscar para a melhor actriz secundária coube a Mo´nique, que desempenha o papel de uma mãe abusiva de uma adolescente com problemas no filme "Precious" (Preciosa – Uma História de Esperança).

"O papel permitiu-me ver que não devemos julgar antecipadamente e amar incondicionalmente. Se isso contribuiu para a melhoria da minha carreira artística, óptimo. Mas se não for o caso, de qualquer maneira ganhei o Óscar", afirmou Mo´nique.

O filme argentino "El Secreto de Sus Ojos" (O Segredo dos Seus Olhos), venceu o Óscar para o melhor filme estrangeiro e o Óscar para a melhor curta-metragem documental foi atribuída a "Music by Prudence" (Música por Prudência), a história de uma jovem cantoa diminuida física no Zimbabué.