Soldados
Apresam Presidente do Níger
Fontes diplomáticas e militares disseram que o presidente do Níger, Mamadou Tandja, foi apresado por soldados amotinados durante uma tentativa de golpe de estado na capital do país, Niamey.
Notícias citando oficiais superiores indicam que soldados armados irromperam hoje o palácio presidencial, enquanto decorria uma reunião de conselho de ministros. Alguns dos ministros parece também terem sido feitos cativos.
Um porta-voz do Departamento de Estado afirmou que parece ter havido uma tentativa de assassínio do presidente Tandja, mas que ainda há poucos pormenores.
O mandato presidencial de Tandja devia expirar antes do final do próximo ano, mas ele organizou um referendo em Agosto, entretanto considerado ilegal pelo Parlamento e Tribunal Constitucional, para mudar a Constituição e dar-lhe pelo menos mais três anos no cargo.
Presidente Obama Recebe Dalai Lama
O presidente Barack Obama recebeu hoje na Casa Branca o Dalai Lama, o exilado líder espiritual do Tibete, apesar dos intensos protestos da China.
O Dalai Lama, que chegou quarta-feira a Washington, foi recebido por Obama numa sala privada da Casa Branca e não na Sala Oval, o gabinete oficial do presidente dos Estados Unidos.
O anúncio do encontro levou a China a tecer duros comentários, afirmando que se "opunha firmemente" à visita do Dalai Lama a Washington e na semana passada apelou aos Estados Unidos para "revogar imediatamente" o convite.
Sudão Prende Atacantes de "Capacetes Azuis"
As autoridades do Sudão prenderam duas pessoas suspeitas de atacar soldados internacionais de manutenção da paz na região sudanesa de Darfur.
Um porta-voz da missão conjunta das Nações Unidas e União Africana em Darfur (UNAMID) informou que assaltantes abriram fogo na terça-feira contra uma coluna militar da UNAMID perto de Nyala, a capital do estado do Darfur do Sul.
O porta-voz acrescentou que no ataque ficaram feridos sete soldados paquistaneses, dois deles gravemente.
Mossad Responsabilizada por Assassínio de Militante Hamas
O chefe da Polícia de Dubai afirmou ter quase a certeza de que a Mossad, os serviços secretos israelitas, foi responsável pelo assassínio do destacado militante do Hamas, Mahmoud al-Mabhouh, num hotel daquele país do Golfo.
Mas o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Avigdor Lieberman, afirmou não haver razão para assumir que o seu país foi responsável pelo assassínio.
Entretanto, a Grã-Bretanha e a Irlanda convocaram os respectivos embaixadores israelitas a responder a questões depois de passaportes europeus falsificados terem sido usados pelos alegados assassinos.
Haiti Liberta Missionários Americanos
Oito missionários americanos que foram acusados de raptar crianças no Haiti, após o terramoto, chegaram aos Estados Unidos, quase três semanas depois de terem sido presos pelas autoridades haitianas.
Os missionários, que receberam ordem de libertação de um juiz haitiano, foram detidos no dia 29 de Janeiro depois de terem tentado sair do Haiti com 33 crianças, sem a documentação necessária para o efeito.
A chefe do grupo de missionários baptistas, Laura Silsby, e uma outra mulher, Charisa Coulter, continuam sob custódia para serem interrogadas sobre uma viagem anterior ao Haiti.
Mais dois Comandantes Talibã detidos no Paquistão
Funcionários afegãos informaram terem sido presos no Paquistão dois destacados comandantes Talibã que actuavam como "governadores sombra" nas províncias de Kunduz e Baghlan.
A notícia destas detenções acontece dias depois de funcionários americanos e paquistanesas revelarem que estão a interrogar o principal comandante operacional dos Talibã, Abdul Ghani, conhecido como Mullah Baradar, que foi capturado em Carachi, a principal cidade do Paquistão.
Entretanto, autoridades paquistanesas informaram que a explosão de uma bomba numa mesquita na região de Khyber, perto da fronteira afegã, matou pelo menos 25 pessoas e feriu muitas outras.
E no Iraque, um bombista suicida matou pelo menos 11 pessoas e feriu 20 outras na província ocidental de Anbar.