STP: Mais um dígito na numeração telefónica e denunciadas novas fraudes

A autoridade reguladora das telecomunicações em São Tomé e Príncipe decidiu expandir a rede telefónica nacional para permitir a melhoria das comunicações telefónicas, introduziindo mais um digito ao sistema de numeraçao telefonica nacional.

Doravante os números telefónicos em São Tomé passam a ter sete dígitos com a introdução do prefixo 2 para as linhas fixas e 9 para rede dos telemóveis.

A expansão da rede telefónica deve-se ao facto da Companhia Santomense de Telecomunicações – CST – se ter praticamente esgotado a sua cobertura com base em seis dígitos.

Além da introdução dos novos dígitos a CST também anunciou a melhoria do serviço de internet com a triplicação da sua capacidade de rede.

Ainda sobre as telecomunicações em São Tomé, o administrador da Companhia de Telefones rejeitou toda responsabilidade pela onda de fraudes internacionais através do código internacional de STP – o 239.

Nas duas últimas semanas, operadoras de telefone nas Ilhas das Reuniões no Oceano Indico, e também na Martinica nas Caraíbas, foram alertadas pelos seus clientes de que teriam recebido chamadas internacionais a partir do código 239, neste caso de São Tomé e Príncipe, e que ao retornarem essas chamadas foram facturados, sem que tivessem chegado a fala com a proveniência.

De acordo com notícias publicadas nesses territórios, são milhares de chamadas, e que acabaram por ser facturadas para os que tentaram retornar as chamadas .

A Voz da América ouviu o admnistrador da CST José Jardim sobre a expansão da nuemração telefonica e sobre as maliciosas manobras telefónicas operada a partir do estrangeiro e lesivas aos interesses de São Tomé e Príncipe.

Oiça a entrevista...