Terra Treme no Haiti

No Haiti, um poderoso terramoto atingindo o grau 7 da escala de Richter devastou totalmente a capital, Port-au-Prince.

Tratou-se do sismo mais violento registado na região desde há 200 anos. O palácio presidencial, ministérios, o principal hospital, escolas e residências particulares ficaram totalmente destruídos.

A Cruz Vermelha Internacional afirma que cerca de 3 milhões de haitianos foram afectados pelo sismo. Equipas de socorro continuam entretanto a desenterrar os cadáveres soterrados nos escombros dos edifícios da capital.

Teme-se que milhares de pessoas tenham morrido neste forte terramoto.

Entretanto, aqui nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama prometeu uma resposta rápida, coordenada e agressiva ao tremor de terra que devastou o Haiti.

O presidente Obama afirmou que equipas de socorro americanas já vão a caminho do Haiti acrescentando que as imagens que chegam daquele país são verdadeiramente desoladoras.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, USAID, já enviou para o Haiti uma equipa de resposta a desastres naturais levando consigo cães especializados em encontrar pessoas soterradas assim como 48 toneladas de equipamento de socorro.

Equipas provenientes da França, Grã-Bretanha e Itália deverão igualmente chegar dentro em breve ao Haiti.

Enquanto isso, o ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide, que vive no exílio na África do Sul, afirmou que se trata de uma tragédia que desafia as palavras e que suscita o mais alto nível de compaixão e solidariedade humanas.

Quanto ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a ONU vai disponibilizar de imediato 10 milhões de dólares para apoiar os esforços de auxílio.

Por seu turno, a União Europeia anunciou apoio no montante de mais de 4 milhões de dólares.

Enquanto isso o Programa Alimentar Mundial, PAM, já está a enviar ajuda alimentar de emergência a partir das suas instalações em El Salvador providenciando mais de meio milhão de refeições.