Uma nova mensagem áudio dirigida ao povo americano – supostamente atribuída ao cérebro da al-Qaida, Ossama Bin Laden, afirma que o presidente Barack Obama concluirá não ter poder para acabar a guerra no Afeganistão.
A última gravação
áudio, atribuída a Bin Laden, tenta novamente justificar os atentados de 11 de
Setembro de 2001, o ataque terrorista aos Estados Unidos, como sendo parte de
uma estratégia da al-Qaida para a libertação da Palestina.
A gravação foi fornecida por uma firma americana – a IntelCenter, que monitoriza propaganda terrorista. O vídeo de 11 minutos mostra uma foto de Bin Laden enquanto se ouve a mensagem gravada.
Na gravação, o
homem identificado por Bin Laden reitera as razoes de queixa de longa data,
incluindo o apoio americano a Israel e "algumas outras injustiças".
A voz, que se crê seja de Bin Laden, conclui que o presidente Obama é um homem fraco e sem poder para mudar o curso no Afeganistão devido ao que chama de grupos de pressão. E se ele tentar, diz a gravação, o seu destino será de recear como o do assassinado presidente John Kennedy e o seu irmão Robert.
Trata-se da primeira mensagem atribuída a Bin Laden desde a de Junho onde Laden acusava o presidente Obama de semear novos ódios contra a América entre os muçulmanos.
Julga-se que Bin Laden esteja escondido no Paquistão, nas remotas montanhas que fazem fronteira com o Afeganistão. Dirigentes paquistaneses disseram recentemente pensar que Bin Laden esteja morto. Mas destacados funcionários americanos afirmaram não haver provas credíveis para confirmar a sua morte.